HD 68 – Hidráulico Aditivo Concentrado com PTFE

  • Pode ser usado em circuitos hidráulicos, cilindros elevatórios, compressor de ar

  • Reduz aquecimento e permite movimentos suaves e deslizantes

  • Minimiza riscos de cilindros, travamentos de bombas e aderência de carbonizados

  • Imune a condensados

  • Aumento de confiabilidade e durabilidade.

Adicionando o Autoplast HD-68 junto ao óleo, o próprio lubrificante conduz as partículas de PTFE para a zona de atrito e, ao sofrer atrito mecânico, são laminadas e aderidas na porosidade do metal, reduzindo o contato metal/metal devido a dupla camada de proteção formada (PTFE+Lubrificante+PTFE).

As superfícies em atrito com PTFE apresentam baixo coeficiente de atrito que resulta em operar em temperaturas mais baixas e permite maior autonomia do lubrificante.

Como pré-requisito, recomendamos a remoção de gomas e vernizes, preparando a superfície para melhor aderência do PTFE. Para isso, utilizar Autoplast AutoCleaning Flushing Oil antes da troca de óleo.

Em  cilindros elevatórios e compressores de ar, adicionar 10% do concentrado Autoplast HD-68 junto ao óleo lubrificante.

Em unidade hidráulicas, sugerimos  adicionar Autoplast HD-68 em torno de 1 a 2% para formação do filme nas zonas de atrito. A cada 3 ou 4 semanas, reaplicar em pequenas porções, entre 0,5 a 1% para refazer o revestimento protetivo.

Para melhor visualização da atuação do Autoplast HD-68, realizamos um teste comparativo do óleo hidráulico com e sem Autoplast HD-68, medindo-se a temperatura de trabalho do óleo do equipamento. Realizamos primeiramente o teste sem Autoplast HD-68, como mostra os resultados no gráfico abaixo. Adicionamos então a taxa de 10% em volume do Autoplast HD-68 e após uma semana de trabalho (tempo suficiente para a formação da película de PTFE), comparamos a temperatura do óleo hidráulico do equipamento como mostra o gráfico abaixo.

Observamos uma variação menor de temperatura de trabalho de 5oC com Autoplast HD-68 contra 15oC sem o Autoplast HD-68; e a temperatura máxima de 60oC, contra 75oC o que permite afirmar que há uma menor oxidação do óleo, o que nos permite afirmar maior confiabilidade e durabilidade do equipamento.

Procedimento:

a. Limpeza do circuito com Autoplast AutoCleaning flushing oil dissolvendo gomas, vernizes e carbonizados
– Adicionar 10% do volume de óleo de Autoplast AutoCleaning flushing oil no reservatório de óleo hidráulico antes da troca de óleo e funcionar o compressor durante 4 horas para dissolver as gomas e vernizes de óleo. Drenar o óleo.

b. Tratamento com Autoplast HD-68 com PTFE
– Com o óleo limpo, podendo ser base mineral, aplique 10% do volume de óleo de Autoplast HD-68 com PTFE.
Recomendamos atenção ao filtro de óleo. Utilizar um filtro maior que 10 micrômetros para evitar a retenção do PTFE.

Fornecimento:

HD-68 é fornecido em bombonas de 5 litros.

HD-68 em compressores de ar