O que é PTFE?

PTFE é a abreviação de poli-tetra-flúor-etileno, comercialmente conhecido como Teflon® (marca registrada da DuPont de Nemours Inc). Trata-se de um flúor-polímero sintético, atóxico, dificilmente reage com outras moléculas,  antiaderente, não combustível, não solúvel em água e possui bom isolamento elétrico.

O Teflon® é comumente usado em panelas antiaderentes e utensílios na cozinha. Usado também em tubulações para produtos químicos corrosivos e até mesmo em aplicações hospitalares, como no revestimento de cateteres e próteses.

Possui ampla temperatura de trabalho entre – 200°C  a 260°C com  ponto de fusão em trono de 320 °C.

Como é um produto quimicamente inerte, resiste a maioria das substâncias corrosivas, podendo ser usado em bombas de ácidos ou soluções alcalinas. Pode também ser aplicado em diversas superfícies, como ferro, nylon, bronze, poliacetal, plásticos, borrachas, celeron, etc.

É um dos materiais sólidos com menor coeficiente de atrito, sendo que o coeficiente de atrito estático e dinâmico são iguais e tendendo a zero. Sua propriedade stick slip proporciona o movimento suave de ida e volta sem provocar trancos. Isto traz grande diferencial quando aplicado por exemplo em cilindros hidráulicos e pneumáticos. Em tribologia, esta propriedade é a principal responsável por danos e desgaste em partes móveis. Com a aplicação do PTFE como lubrificante, elimina-se este efeito, aumentando a vida útil de equipamentos.

Esta é uma representação da molécula de PTFE, (C2F2)n.

Outro lubrificante sólido que utilizamos junto com o PTFE em alguns produtos é o MoS2, bissulfeto de molibdênio. Com aparência de pó preto, brilhante, recomendada a aplicar em ambiente até 400°C, e a sua aderência no metal  ocorre quimicamente através dos átomos de enxofre (S).

De formato esférico, é um excelente agente de extrema pressão, resistindo até 7.000 Kg/cm², sem rompimento do filme lubrificante.

O bissulfeto de molibdênio complementa o PTFE em algumas propriedades, trazendo ótimos resultados práticos através de produtos como o aditivo LCC-90, a graxa MPFBI e o Revestimento de PTFE+MoS2 Powder spray.