Medindo a descarbonização no dinamômetro

Fizemos a descarbonização de um Clio que apresentava sintomas de oscilação de marcha lenta e falhas durante a aceleração. Trata-se de um veículo com 85.000Km com uma diferença na compressão dos cilindros maior que 30%. O dispositivo vacuômetro também detectou um baixo nível de vedação das válvulas, por isso foi feito o processo de descarbonização da Autoplast.

Usando o Autoplast Fuel Cleaner, foi conectado o dispositivo vacuômetro em um ponto de vácuo do motor, para que o produto entre mais concentrado para uma limpeza mais rápida e eficiente. Com o Autoplast AutoCleaning spray foi feita a limpeza do sensor de massa de ar e do corpo de aceleração, acelerando de forma intermitente.

Depois da descarbonização, eliminamos as falhas na marcha lenta e na aceleração. O vacuômetro aponta para um nível normal de vedação das válvulas, trazendo um ganho de potência de cerca de 15%. Na realidade não é exatamente um ganho, pois a contaminação estava trazendo uma redução na performance do motor. Com o procedimento de limpeza da Autoplast, essa performance original foi restaurada.

 

No outro dia, depois da descarbonização, foi feita a aplicação do Autoplast LL-50. Confira no gráfico abaixo, como houve uma diferença no rendimento do motor, tanto no torque como na curva de potência. Isso ocorre devido ao revestimento de PTFE formado nas partes móveis, trazendo redução de atrito e também tornando a câmara de combustão ligeiramente mais hermética, reduzindo o blow-by e permitindo melhor compressão dos cilindros, traduzindo em ganho de rendimento do motor.

Em um comparativo do antes e depois, temos uma melhoria medida de 4,25% na potência do motor e de 4,22% de torque. Isso é significativo, pois traz mais segurança em uma ultrapassagem ou até mesmo redução no consumo de combustível.

 

 

 

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